9 8822 1405

Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco

<

SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA FICARÃO COM SISTEMAS ANALÓGICOS ATÉ O ANO DE 2042

Redação  09/02/2017

>

A Anatel tomou uma decisão, hoje, 9, que aparentemente pode ir na contramão da modernização do setor de telecomunicações, mas que está adequada à realidade brasileira. A agência decidiu voltar atrás em uma determinação de digitalizar a faixa do espectro 148 a 174 MHz, ocupada, em sua maioria por serviços de utilidade pública e de utilities. A partir dessa decisão, os serviços de utilidade pública, como o SAMU, poderão manter os seus sistemas analógicos até 2042.

 

Depois que a agência lançou a consulta pública, inúmeras administrações estaduais, SAMU, concessionárias de energia elétrica, de gás, de águas e esgoto e até a Petrobras procuraram a Anatel alegando que não poderiam migrar os seus sistemas analógicos para os digitais no prazo que o regulador queria (em cinco anos). E não poderiam mudar por problemas de custos e porque a tecnologia analógica atendia bem.

 

Sensibilizado com esses argumentos, o relator da matéria, conselheiro Otavio Rodrigues, decidiu, então, propor a prorrogação do prazo para a manutenção desses sistemas analógico, aprovada por consenso pelo conselho.

 

http://bit.ly/2kAPxg1